Voltar
  • o tirol brasileiro
  • O Tirol Brasileiro


O Tirol Brasileiro – Treze Tílias em Santa Catarina

O município Treze Tílias, Santa Catarina, tem localização no Oeste Catarinense a uma altitude correspondendo a 796 metros e é considerada o Tirol Brasileiro.

A população de Treze Tílias estimada no ano de 2014 equivalia a 7.082 habitantes.

A cidade é popular como pedaço da Áustria no território brasileiro, com este título recebido de “o Tirol Brasileiro”.

Nos seus 178 km² há possibilidade de viajar pela Áustria sem que seja necessário sair do Brasil.

A visita em Treze Tílias se resume: viagem inesquecível e surpreendente.

Na seqüência são dispostas as características sobre este município, o Tirol Brasileiro, que se destaca como atrativo turístico no Brasil.

Origem de Treze Tílias

A cidade foi fundada na data 13 de outubro de 1933, pelos imigrantes da região de Tirol, em especial do Tirol da Áustria, no entanto, ainda do Tirol italiano, que escapavam da intensa crise econômica percebida na Europa.

Por causa da Primeira Guerra Mundial, a economia da Áustria se encontrava afetada e assim, Andreas Thaler, ministro da agricultura austríaco, decidiu emigrar ao Brasil, junto com algumas famílias de emigrantes austríacos, a partir de Tirol e outras áreas austríacas, procurando condições melhores para viver.

E aconteceu a chegada deles para o centro do estado catarinense, em que eles se depararam com clima temperado, parecido com o clima da Europa, sem contar as férteis terras, adequadas a fundar uma organizada colônia.

o tirol brasileiro - pessoas e tradição

Cultura de Treze Tílias

Os imigrantes da Áustria tinham origem de regiões do Tirol, a maior parte, e Vorarlberg, Salzburgo, no entanto, existiam ainda famílias com origem de mais estados austríacos, sendo exemplo Caríntia, Alta Áustria e Viena.

Na ocasião da chegada ali dos austríacos, na região já viviam alguns alemães imigrantes, em especial da região de Hunsruck, e os descendentes de italianos com origem principalmente, da área de Vêneto e província do Bérgamo, em região da Lombardia.

E na colônia, os austríacos imigrantes permaneciam em união, de forma para preservação dos próprios costumes e isto fez profunda marcação da cultura da cidade, que mantém características intensas tirolesas e também da Áustria.

Existem ainda descendentes, uma quantidade significativa, dos tiroleses da língua italiana, os trentinos, que chegaram depois, oriundos das imigrantes famílias que permaneceram inicialmente em Rio Grande do Sul.

A cultura tirolesa se caracteriza preservada em arquitetura típica do município com estilo alpino, em dialeto, nos grupos folclóricos do canto e dança que são responsáveis por animar festas de Treze Tílias, em tradicional culinária.

Os costumes e tradições têm preservação em famílias e atraem os visitantes do Brasil e os da Europa.

Treze Tílias mantém orgulhosamente as suas culturais raízes, a reforçar desta forma, a ligação de amizade entre o Brasil das gerações novas, e o país austríaco, que representa a origem de fundadores de Treze Tílias.

A linguagem alemã é ainda usada freqüentemente entre quem habita a cidade, sem contar o português.

Já o dialeto alemão de Tirol é preservado, como também o dialeto alemão de Vorarlberg.

Em regiões da colonização italiana da cidade, dialetos bergamasco e vêneto, são ainda mantidos por famílias, e entre vários descendentes dos alemães, há preservação do dialeto hunsruckisch.

Turismo de Treze Tílias

Dentre as atrações turísticas de destaque do Tirol Brasileiro é possível citar a Rota da Amizade, o Tirolerfest, Museu Municipal Andreas Thaler, Parque do Imigrante, Recanto de Aves São Francisco de Assis, e a arquitetura alpina também é destaque.

Recentemente a Winterbierfest, o Festival Nacional da Cerveja de Inverno, também aparece como importante atrativo do calendário da cidade.

E sobre o turismo rural são destaques a Linha Babenberg, e a Linha Pinhal.

Rota da Amizade

A cidade integra a Rota da Amizade, que faz inclusão de 7 municípios do oeste de Santa Catarina, que apresentam várias culturas e atrativos, para incentivar o turismo pela região. Os demais municípios se caracterizam Piratuba, Tangará, Fraiburgo, Videira, Pinheiro Preto e Joaçaba.

Tirolerfest

Desde o inicial ano de chegada dos imigrantes da Áustria, a sua tradição é preservada com confraternizações de expressão.

A festa popular como Tirolerfest ocorre anualmente em outubro, sempre com proximidade do dia 13, que é o aniversário de Treze Tílias.

Inicialmente, as confraternizações tinham duração de 1 ou 2 dias, no entanto, o evento foi crescendo, e na atualidade são 9 dias de festa, e deste modo se tornando um destino muito buscado pelos turistas brasileiros e de fora do país.

A programação dessa festividade abrange os desfiles, as apresentações de corais, bandas, e grupos das danças folclóricos da cidade, e ainda de mais lugares.

Arquitetura Alpina

Com os imigrantes veio ainda seu estilo de construir moradias, que pode ser notado em detalhes de floreiras, sacadas, entalhes na madeira em casas, e campanário presente, destacando o estilo alpino.

Os jardins ainda integram esta cultura, e como as floreiras de sacadas e janelas, se encontram pelo ano inteiro sendo coloridos e transbordando beleza.

Beleza e charme, por sinal, que encantam a cada visitante que chega à Treze Tílias.

Quer conhecer Treze Tílias, o Tirol Brasileiro?

Ou quer retornar a esta agradável e bela cidade?

Clique Aqui e solicite preços para sua estadia no Treze Tílias Park Hotel, o primeiro hotel do Brasil com uma cervejaria funcionando nas dependências.

o tirol brasileiro - hotel com cervejaria